Total de visualizações de página

sábado, 19 de novembro de 2011

CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS NO BRASIL



    Tudo começou quando em 19 de novembro de 1910, os suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg, batizados no Espírito Santo, chegaram a Belém do Pará, procedentes dos Estados Unidos da América. Ao crer na doutrina pentecostal pregada pelos os dois missionários, em 2 de junho de 1911, na Rua Siqueira Mendes, 67, na cidade de Belém, Celina de Albuquerque, membro da Igreja Batista de Belém, enquanto orava, foi batizada com o Espírito Santo.

    O fato teve repercussão imediata na igreja batista. Havia aqueles que aceitavam o batismo no Espírito Santo e aqueles que eram contrários à nova doutrina. Em 13 de junho, numa terça-feira, foram excluídos 13 membros da igreja: José Plácido da Costa, que ocupara o cargo de moderador da igreja até aquela sessão; Manuel Maria Rodrigues, ex-secretário; José Batista de Carvalho, ex-tesoureiro; Antonio Mendes Garcia, todos estes diáconos; Lourenço Domingos; João Domingos; Maria dos Prazeres Costa; Maria Pinto de Carvalho; Alberto Ribeiro Garcia; Manuel Rodrigues Dias; Jerusa Rodrigues. O secretário da igreja depois de anotar esses nomes, deixou para o fim os nomes de Celina Cardoso Albuquerque e Maria de Jesus Nazaré, que ao mencioná-los fez chamando-as de “as profetizas”, e os de Gunnar Vingren e Daneil Berg.

    Sob a liderança dos missionários Gunnar Vingren e Daniel Berg, os crentes batistas que aceitavam a doutrina pentecostal foram convocados a comparecer à casa onde se instalava a congregação batista na Cidade Velha, à Rua Siqueira Mendes nº 1-A, residência da irmão Celina Albuquerque, para se reunir no dia 18 de junho de 1911, num domingo. Presentes estiveram onze irmãos excluídos no dia 13 daquele mês, da Igreja Batista, tendo faltado os irmãos Lourenço Domingos e Alberta Ribeiro Garcia. Compareceram, porém, três membros da igreja que não estavam excluídos, que foram Henrique Albuquerque, esposo de Celina; Maria Piedade da Costa, esposa de Plácido e Emília Dias. Além destes, foram arrolados mais quatro irmãos da referida congregação, cujos nomes são os seguintes: Joaquim Silva, Tereza Silva de Jesus, Izabel Silva e Benvinda Silva, todos de uma mesma família. Os três que ainda eram membros da Igreja Batistas só foram excluídos no dia 12 de julho depois de que a mesma tomou conhecimento da posição assumida por eles. Quanto aos quatros congregados, não cabia à igreja discipliná-los porque não eram membros da igreja. Ao todo eram 18 pessoas para o início da Missão da Fé Apostólica, que mais tarde passou a se chamar “Assembleia de Deus”.


Síntese das Assembleias de Deus no Brasil


Fundação: novembro de 1910, em Belém(PA);


Fundadores: Gunnar Vingren e Daniel Beg;


Fiéis: 3,5 milhões;


Números de Templos: 3,5 mil;


Mídia: Casa Publicadora das Assembleias de Deus.


Fonte 1: Revista Isto é, nº 2183, Ano: 35, p. 60, São Paulo: Edirora: Três, 14 de setembro de 2011.


Fonte 2: Foto-Internet – História das Assembleias de Deus no Brasil.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

AQUI ESTÃO OS VITORIOSOS!!!!!!!!!!!!!!!!

Palestra realizada em 15 de novembro de 2011, na Assembleia de Deus em Parque São José. Em Cristo somos mais que vencedores! Obrigado à todos que compareceram. Vocês são ESPECIAIS.